Diversidade
Ambientes de trabalho mais diversos
Com a gestão do tema diversidade na Agenda 2030, a Klabin quer gerar o máximo valor possível para que a diversidade humana seja natural em um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e que possibilite a expressão livre e criativa dos indivíduos.
As iniciativas realizadas seguem a Política de Diversidade e Promoção da Empregabilidade da Companhia, que tem, entre suas premissas, a promoção de práticas de valorização da diversidade, assegurando que aspectos como raça, cor, sexo, orientação religiosa ou sexual, origem social, aparência, idade, deficiência física e necessidades especiais não sejam utilizados como critério de qualificação na composição, desenvolvimento ou promoção dos quadros de colaboradores da Companhia.
A proposta de valor é desafiadora e traz, como metas públicas, ter 30% de líderes do gênero feminino e 90% dos colaboradores de grupos de diversidade avaliando positivamente as condições de respeito e igualdade no ambiente de trabalho até 2030.
Desempenho dos indicadores
O crescimento de mais de dois pontos percentuais no número de mulheres na liderança, considerando os cargos de coordenação, gerência e diretoria, é reflexo de iniciativas como as sensibilizações contínuas com as lideranças, as campanhas sobre equidade de gênero, além das discussões e das ações dos grupos de afinidade e do desenvolvimento dos talentos internos.
*Os grupos de diversidade considerados neste indicador têm como base as respostas de pessoas que se autodeclararam participantes de alguma minoria em representatividade nos pilares de gênero, raça e sexualidade (mulheres, pessoas não binárias, homens e mulheres trans, pretos, pardos, indígenas e LGBTQIA+), na Pesquisa de Clima de 2022.
Embora a Klabin tenha atingido 87% em 2022, considerando a média ponderada de todos os grupos de diversidade, ao observar cada grupo em específico, ainda há desafios para o tema na Companhia. Um dos exemplos é o público LGBTQIA+, que apresentou índice de 75% de favorabilidade. Em 2023, a Klabin irá ampliar os esforços de inclusão para os grupos minorizados, cuja percepção de favorabilidade não tenha atingido a meta, na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo.
Avanços no tema em 2022
100% dos diretores executivos contrataram
metas de diversidade atreladas à remuneração variável, considerando aspectos de gênero e raça.
1º censo de diversidade
foi realizado na Klabin, com 44% de participação dos colaboradores.
4,1% dos respondentes
da pesquisa de diversidade se declararam LGBTQIA+ ou preferiram não declarar.
Um banco de currículos
exclusivos para negros(as) e pessoas com deficiência foi criado na Companhia, com o objetivo de ampliar a participação de colaboradores desses grupos na força de trabalho.
Seis campanhas internas
foram realizadas com foco em diversidade, que contemplaram sensibilizações sobre respeito e inclusão dentro dos cinco pilares estabelecidos pela Klabin: gênero, raça, LGBTI+, pessoas com deficiência e gerações.
Adesão a iniciativas públicas
A Klabin integra iniciativas públicas como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, com compromisso de respeitar e promover os direitos humanos LGBTQIA+ no ambiente empresarial e na sociedade. Também faz parte do Movimento de Equidade Racial (MOVER), uma coalizão entre empresas que busca ser uma ferramenta efetiva de combate ao racismo, com o desafio de chegar a 2030 com 10 mil novas posições de liderança ocupadas por pessoas negras.
Em 2022, passou a integrar a Rede Mulher Florestal, organização de caráter não governamental, sem fins lucrativos ou vinculação partidária, que fomenta discussões e compartilhamento de conhecimentos entre empresas e sociedade sobre o tema gênero, com foco na inclusão de mulheres no setor florestal.
Colaboradora da Unidade Jundiaí - Distrito Industrial. Foto: Aparecido Marcondes (HubConteúdo).
Governança da diversidade
As iniciativas voltadas à diversidade na Klabin são resultado de uma governança estruturada, que conta com a participação do Comitê de Diversidade (com representantes de todas as unidades), da Comissão de Gente, formada pela liderança sênior, da Comissão de Reputação e Marca, responsável pelas diretrizes de posicionamento institucional, e dos grupos de afinidade.
A diversidade tem sido tema recorrente na agenda da alta gestão executiva da Companhia. Aos gestores, nas unidades, são concedidos níveis de autonomia para tomadas de decisão relacionadas à diversidade, com reportes na Comissão de Gente a cada três meses.
Reforço e continuidade das ações
-
As diretrizes da Política de Diversidade e Promoção da Empregabilidade expressam os compromissos da Companhia com a oferta de oportunidade para todos, em um ambiente de trabalho inclusivo.
-
O Integra Klabin é um programa de estágio voltado para estudantes universitários de baixa renda. Em 2022, 40 jovens oriundos desse programa foram efetivados, o que representa 47% de efetivação.
-
A promoção de campanhas de conscientização e engajamento para estimular a equidade e o respeito às diferenças ocorre tanto em datas específicas, como o Dia Internacional da Mulher, o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, como ao longo do ano, em eventos como a Semana da Diversidade, as rodas de conversa e outras oportunidades de comunicação.
-
Manter os grupos de afinidade ativos para promover acolhimento, discussões, construções e apoio em ações corporativas também é um compromisso da Companhia. Atualmente são cinco os grupos em atividade: K entre Nós (ações voltadas para a equidade de gênero), Black (questões relacionadas à raça e à etnia), Kolors (questões relacionadas ao tema LGBTQIA+), MultiKlabin (discussão sobre o relacionamento intergeracional) e Memoh Klabin (gênero, com proposta de discussões sobre os efeitos da masculinidade tóxica).