RS ToolBar - Versão certa

Menu de Navegação

Saúde tem pauta ampliada 

Para além dos cuidados com a disseminação do coronavírus, as ações voltadas à saúde mental dos colaboradores e ao equilíbrio entre vida pessoal e atuação profissional foram intensificadas em 2022. Temas relacionados aos aspectos de saúde mental, física e social, incluindo prevenção ao suicídio, foram difundidos em palestras e campanhas e estiveram em pauta em vários fóruns nas diversas unidades da Klabin, integrando as ações do Programa Viver Bem. 

Os maiores desafios estão em prover conhecimento e suporte às lideranças para identificar, em suas equipes, comportamentos que possam ser potenciais para um acidente. Para isso, a Companhia vem reforçando as ações de treinamento, capacitação e engajamento. 

Atenção e cuidado 

lista bullets / prosperidade - saúde

Licença parental 

Integrante do Programa Empresa Cidadã, do Governo Federal, a Klabin oferece a licença parental a todos os colaboradores, sem discriminação de gênero, orientação sexual ou de qualquer outro tipo, aplicada também para os casos de adoção, sendo 20 dias de licença-paternidade e 180 dias de licença-maternidade. 

Em 2022, 697 colaboradores usufruíram do benefício, totalizando 39.380 dias de licença. As taxas de retorno ao trabalho após o término da licença alcançaram 100% nos dois casos. As taxas de retenção, que representam a manutenção na empresa por, no mínimo, 12 meses após o retorno ao trabalho, foram de 89% e de 79%, respectivamente, entre homens e mulheres. Esses indicadores são importantes referências para a gestão de pessoas na Klabin. 

Segurança do trabalho

As diretrizes e procedimentos do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) da Klabin são voltados para a prevenção de perdas e para a melhoria contínua dos processos para preservar a vida, a saúde e a integridade física das pessoas. Esse sistema é apoiado na difusão da cultura de saúde e segurança. 

A Política de Proteção à Vida, lançada em 2022 e comunicada a toda a Companhia, representa um importante direcionador na busca da maturidade da cultura de segurança. O documento evidenciou valores inegociáveis e o desempenho esperado de todos em segurança, bem como conceitos e suas diferenças, como erro e violação, e sua relação com a vulnerabilidade do ambiente a potenciais acidentes, fornecendo respaldo para decisões seguras. 

Nesse sentido, a Klabin tem fomentado entre os gestores sobre a importância de manter um ambiente de trabalho em que o colaborador se sinta à vontade para falar com a liderança sobre qualquer assunto, como condições inseguras, promovendo o aculturamento sobre segurança psicológica na Companhia, processo que representa um desafio. 

Colaborador da Unidade Jundiaí - Distrito Industrial. Foto: Aparecido Marcondes (HubConteúdo).

Indicadores

A gestão dos indicadores de segurança considera a relação entre as taxas de acidentes e a capacidade da empresa em gerenciar os riscos na rotina. A análise sob essa ótica confere mais clareza sobre a eficiência das ações e seus efeitos sobre os resultados obtidos. 

Em 2022, pelo quarto ano consecutivo, houve queda na taxa de frequência de acidentes com afastamento entre colaboradores diretos e indiretos, chegando a 1,34, e da taxa de gravidade pelo terceiro ano consecutivo, atingindo uma taxa de 55. Ambas atingiram recorde histórico. A constância no indicador evidencia que os esforços no gerenciamento de riscos relacionados à segurança têm trazido resultados.

Entre colaboradores diretos, a taxa de frequência de acidentes com afastamento foi de 1,59, redução  y-o-y (year over year) de 23% em 2022; entre colaboradores indiretos, essa taxa de frequência de 1,11 representou índice de redução y-o-y de 15%.

No entanto, com pesar a Klabin registrou seis vidas mudadas (lesões de alta consequência relacionadas ao trabalho, excluindo óbito) em 2022, o que demonstra que a promoção de ambientes de trabalho seguro e protegido é um trabalho contínuo, reforçando a necessidade da Companhia continuar focada em seu propósito de segurança e proteção à vida.   

Gestão de riscos e governança de segurança 

A melhoria contínua é aplicada diariamente nos rituais já consolidados, como as ferramentas de análise de riscos e permissão de trabalho, que são fundamentais para a consistência dos resultados. 

Recentemente, foram estruturados processos visando a aprimorar a governança do tema. Um deles é a instituição de uma coordenação dedicada às operações logísticas, que já vem conseguindo maior aproximação com as empresas transportadoras, o que é um grande passo para o engajamento de fornecedores em segurança. 

Diferentemente da segurança ocupacional, a segurança de processo tem como propósito aprimorar a capacidade de gerenciamento de risco por meio de processos, gestão de elementos críticos e de riscos nas unidades mais sensíveis. Com isso, a empresa vem aprofundando os estudos de risco e já estruturou um comitê para detectar riscos de incêndio, permitindo avançar em prevenção e prontidão dos equipamentos de resposta a emergências na Klabin. 

Um processo de auditoria conduzido em 100% das operações apontou que a aderência dos requisitos críticos das operações evoluiu em mais de 12 pontos percentuais, o que mostra o amadurecimento da Companhia na capacidade de gerenciar esses riscos.

cards rodapé / menu prosperidade

Puma

Economia Sustentável

link
foto

Destaques ASG

link
Inovação

P&D

link