RS ToolBar - Versão certa

Menu de Navegação

Estratégia de descarbonização 

A atuação voltada à resiliência climática tem relação direta com a construção de uma sociedade de baixo carbono. A Klabin possui uma estratégia consistente de redução de carbono, que envolve iniciativas voltadas à eficiência energética e à substituição do uso de combustíveis fósseis por fontes renováveis. 

A planta de gaseificação de biomassa é um exemplo de tecnologia de baixo carbono que incrementa a matriz energética da Companhia com combustível gerado de biomassa de madeira. 

Inventário de emissões 

multi tooltip / futuro renovável - gestão de emissões

criado em 2008, é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases de efeito estufa.

Glossário

table / fut renovavel - gestão de emissões - inventário

Escopo 1

Escopo 2

Escopo 3

Emissões diretas de GEE de fontes que pertencem ou são controladas pela organização.

Emissões indiretas de GEE ocasionadas pela aquisição de energia elétrica e térmica consumida pela empresa. Desde 2019, a Klabin considera a metodologia baseada na escolha de compra em seus resultados.

Outras emissões indiretas de GEE, que são consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela Companhia.

Dentro do escopo 3, a Companhia iniciou um novo estudo para detectar e calcular as emissões de GEE de todas as categorias relevantes ao seu negócio. Como resultado, a Klabin está ampliando as suas emissões de escopo 3 adicionando duas novas categorias - processamento de produtos vendidos e tratamento de fim de vida - e está em fase de atualização da contabilização das categorias de bens e serviços comprados e atividades relacionadas a combustíveis e energia não inclusas nos escopos 1 e 2. Os novos resultados serão atualizados nos relatórios da Companhia ao longo de 2023.

Parceiros na redução de emissões de CO2 

Os esforços da Klabin em busca da descarbonização incluem projetos de geração de créditos de carbono. Um deles, em andamento, está vinculado ao Plante com a Klabin, programa de parceria com produtores rurais que prevê maior fornecimento de madeira para os planos de expansão da Companhia.

Nessa parceria com os produtores rurais, a geração do crédito de carbono será feita mediante comprovação da conversão positiva de mudança de uso do solo. Para os parceiros que desejam participar do projeto, a Klabin identifica as potenciais áreas para reflorestamento de florestas comerciais ou as áreas degradadas de suas propriedades, que precisam ser restauradas, apoia a mudança do uso do solo como pastagens, promove ações de reflorestamento ou restauração de matas nativas e auxilia os produtores no processo de comprovação das ações. Os créditos de carbono gerados e certificados, quando comercializados, terão sua receita partilhada de forma igualitária entre a Companhia e o produtor, tendo este o direito a um valor mínimo garantido. 

Evolução da matriz energética renovável 

A Klabin fechou o ano de 2022 com aumento da participação de fontes renováveis em sua matriz energética: 90,9%. A meta para 2030 é ter 92% da matriz energética proveniente de combustíveis renováveis.  

A produção de energia a partir de biomassa e de licor preto tem sido uma das frentes responsáveis pela evolução desse indicador. Outros projetos também têm contribuído para o alcance das metas relacionadas ao controle de emissões de poluentes e ao uso de energia limpa.

multi tooltip / futuro renovável - gestão de emissões - Evolução da matriz energética

crude tall oil ou somente tall oil é um óleo vegetal bruto (cru) – não refinado – produzido após a acidulação do sabão de licor negro (extrativo do pínus) presente no processo de recuperação química das indústrias de papel e celulose. Por ser um óleo de base florestal renovável, esse ingrediente pode substituir outras bases petrolíferas, tornando suas aplicações mais sustentáveis.

Glossário

é um líquido negro obtido por meio do processo de pirólise, no qual a biomassa é submetida a altas temperaturas em um ambiente isolado com pouco ou nenhum oxigênio. É utilizado principalmente como combustível para o aquecimento e a geração de energia elétrica.

Glossário

Em 2022, a Klabin produziu um total de 2,9 milhões de MWh de energia elétrica em suas operações. Desse total, 729 mil MWh, provenientes do uso de combustíveis renováveis, foram disponibilizados ao SIN (Sistema Interligado Nacional) pela Unidade Puma, contribuindo para o desenvolvimento de uma matriz energética renovável no país.

Considerando todas as unidades da empresa, 82% da energia elétrica consumida provém de geração própria. Em 2022, 100% da energia elétrica comprada na Companhia proveio de fontes renováveis, comprovada por meio da aquisição de certificados de energia renovável (IRECs) e autodeclarações, alcançando antecipadamente a meta KODS estabelecida para 2030 de compra de energia certificada proveniente de fonte renovável.

Geração própria de energia elétrica 

Na Klabin, as fábricas de celulose e de papel são geradoras de energia. A Unidade Puma, no Paraná, é autossuficiente e o excedente é comercializado por meio do SIN, que operacionaliza a produção e a distribuição de energia elétrica no país.
 

Em 2022, 729.784 MWh foram entregues ao SIN pela Unidade Puma, representando 25% do total de energia elétrica produzido pela Klabin.

A Unidade Monte Alegre, no Paraná, é a segunda maior produtora de energia elétrica na Klabin, e gera cerca de 50% da energia que a fábrica consome. Considerando todas as unidades da empresa, 82% da energia consumida vem de geração própria.

3,5 milhões Mh - total de energia elétrica consumida em 2022  

Caminhões elétricos 

Para engajar a cadeia de fornecedores na promoção de uma economia de baixo carbono, em dezembro de 2022, a Klabin deu início ao projeto-piloto de operação com caminhões elétricos na Unidade Jundiaí Tijuco Preto, no interior de São Paulo. Nessa primeira etapa, quatro caminhões estão em fase de teste para fazer entregas no estado de São Paulo. A recarga é feita em totens instalados na unidade. O projeto, implantado em conjunto com o Grupo LOG, parceiro da Klabin em soluções logísticas, integra as ações da Companhia de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) do escopo 3, que abrangem, entre outros, o transporte e a distribuição de produtos, representando um dos maiores desafios da descarbonização. 
Operação com caminhões elétricos teve início como piloto na Unidade Jundiaí Tijuco Preto (SP).

cards rodapé / menu futuro renovavel

Puma

Governança Corporativa

link
foto

Destaques ASG

link
Inovação

Economia Sustentável

link