MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL
O ano de 2022 foi mais um período de crescimento para a Klabin, a despeito das incertezas que exigiram cautela e atenção nos cenários interno e externo. Nosso modelo de negócios integrado e flexível, com portfólio diversificado de produtos, permitiu-nos dar continuidade ao processo de expansão da Companhia. A estratégia de crescimento da Klabin é fundamentada em pilares conectados ao desenvolvimento sustentável, à competitividade e à criação de valor: um ativo florestal de alta produtividade, destacada eficiência operacional das fábricas e contínuo desenvolvimento de tecnologias, soluções e produtos que sustentam a capacidade da Companhia de geração de resultados de forma perene.
Entre os destaques financeiros está o 13º ano de crescimento consecutivo do Ebitda Ajustado que, junto a uma disciplinada alocação de capital, beneficiaram a geração de caixa no período e, consequentemente, a criação de valor para os acionistas, com o retorno sobre o capital empregado, medido pelo ROIC (Retorno sobre o Capital Investido), de 19,2% em 2022, o que comprova a competência da Klabin de aliar crescimento e geração de valor em diversas conjunturas.
Marcos como a operação da Máquina de Papel 27 (MP27) do Projeto Puma II, que registrou ótima curva de aprendizado em um ano desde a sua partida, e o investimento na MP28 para a produção de papel-cartão branco de fibras virgens pavimentam caminhos para outras iniciativas inovadoras da Klabin e tendem a trazer oportunidades para a Companhia, com foco em produtos sustentáveis.
Continuamos a avançar na oferta de soluções inovadoras, com produtos de fonte renovável, recicláveis e biodegradáveis. O EkoFlex, primeiro papel destinado a embalagens flexíveis, é uma dessas iniciativas, assim como a PineFluff eXcel, celulose fluff feita a partir do mix de fibra curta e fibra longa.
Além dos projetos que irão ampliar nossa capacidade produtiva em embalagens de papelão ondulado – expansão da Unidade Horizonte (CE), com a primeira fase concluída no início de 2023, e o Projeto Figueira, em Piracicaba (SP), previsto para 2024 -, inauguramos o terminal no Porto de Paranaguá (PR). A nova estrutura nos permite operar com maior produtividade e eficiência, ao aproximar a ferrovia da faixa portuária, e contribuir para a redução de impactos sobre o meio ambiente e para a redução de emissões de CO2.
Temos uma estratégia consistente para a descarbonização, que vem evoluindo progressivamente, assim como o incremento de fontes renováveis na matriz energética da Companhia: 90,9% frente à meta de 92% até 2030. A matriz energética brasileira tem 45% de fontes renováveis, e a média do setor de papel e celulose é de 70%.
O compromisso histórico com uma atuação voltada para o desenvolvimento sustentável está formalizado em iniciativas públicas que a Companhia subscreve, como a Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, da qual faz parte desde 2003, e o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, desde 2013, posicionando a Klabin em listas internacionais que a diferenciam no mercado. Em 2022, alcançamos novamente reconhecimentos importantes: pelo segundo ano consecutivo fizemos parte da Triple A-List, a mais alta pontuação concedida pelo CDP nos programas: Mudanças Climáticas, Água e Florestas. Pelo terceiro ano consecutivo, entramos na seleta carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, na categoria global, e pelo 10º ano consecutivo estamos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3.
Os objetivos de nossa Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os KODS, estão representados principalmente nas iniciativas aqui mencionadas, com avanços registrados rumo às metas estabelecidas para 2030. O índice de aceitação das comunidades e a transparência na sua relação com a gestão pública também são frentes cujas evoluções são resultado dessa gestão dos impactos. Temos ainda grandes desafios em outros pilares e seguimos fazendo um trabalho intenso para melhorar nossos indicadores.
Os aspectos de diversidade, por exemplo, têm mobilizado a Companhia na busca por um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. No que diz respeito a gênero, um dos cinco pilares de diversidade considerados pela Klabin, avançamos em mais de dois pontos percentuais no número de mulheres na liderança e em três pontos percentuais no total de colaboradoras. São resultados concretos de nossos esforços não apenas em ter mais colaboradoras na liderança, mas também em todo o quadro funcional, para sustentar o crescimento da Klabin sem perder de vista o comprometimento com a diversidade. E essa é uma jornada que tem o patrocínio da alta liderança: 100% dos diretores da Klabin contrataram metas atreladas a aspectos de sustentabilidade em 2022.
Sabemos que os contextos econômicos internos e externos continuam a demandar atenção redobrada. Sendo assim, temos à frente o desafio orçamentário de realizar uma gestão cada vez mais otimizada de custos e de ter ainda mais foco em ganhos de eficiência em 2023.
Mais uma vez, agradeço ao Conselho de Administração, aos nossos colaboradores, aos investidores, aos clientes, aos fornecedores, às comunidades e a todos aqueles que fazem parte do nosso ambiente de negócios pela confiança depositada em nosso trabalho, que nos permite seguir firmes na nossa trajetória de crescimento, desenvolvimento sustentável e geração de valor para toda a sociedade.
Cristiano Teixeira
Diretor-geral da Klabin