Destaques ASG
A Klabin em números
23 fábricas
22
no Brasil e uma na Argentina.
+ de
25 mil
colaboradores diretos e indiretos.
2,6
milhões de toneladas de capacidade anual de produção de papéis, que chegará a 3,1 milhões após a inauguração da MP28, prevista para começar a operar no segundo trimestre de 2023.
1,6
milhão de toneladas anuais de capacidade de produção de celulose de mercado.
719 mil
hectares de área total, sendo 42% de áreas de conservação e 356 mil hectares de áreas produtivas*.
90
árvores plantadas por minuto.
*Compostas de áreas plantadas com florestas de pínus ou eucalipto e também daquelas que estão em operação de colheita, de transporte e de plantio.
Destaques financeiros em 2022
-
R$ 7,8 bilhões de Ebitda Ajustado, excluídos os efeitos não recorrentes, 13% acima do registrado em 2021.
-
19,2% de ROIC, sinalizando um desempenho consistente por diversos trimestres e a alocação assertiva de capital.
-
A receita líquida atingiu R$ 20,033 bilhões, 22% superior à de 2021, com aumento nas linhas de negócios: celulose, papéis e embalagens.
-
30% das dívidas da Klabin estão atreladas à performance de sustentabilidade, integrando a estratégia financeira à Agenda 2030 e à expansão da Companhia.
Reconhecimento
O compromisso histórico com uma gestão voltada para o desenvolvimento sustentável e que preza as boas práticas de governança e transparência coloca a Klabin em listas e rankings internacionais que a diferenciam no mercado.
Integra por
3x
consecutivas o Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
Faz parte pelo
10º
ano consecutivo da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Integra pelo
3º
ano consecutivo o Índice CDP Brasil de Resiliência Climática, com classificação A.
Única na América Latina no Top
1%
do The Sustainability Yearbook, da S&P Global.
Vencedora do prêmio
Golden Tombstone na categoria Debt, com o Sustainability-Linked Bond
Reconhecida com o prêmio
Expressão de Ecologia na categoria “Conservação de Água”.
Mudanças do clima e gestão de emissões
Enquanto TCFD Supporter, a Klabin apoia publicamente as recomendações do Financial Stability Board (FSB) sobre a gestão de riscos e oportunidades climáticos. Em 2022, a empresa passou a atender a 100% dessas recomendações.
Investimentos em tecnologias de baixo carbono contribuíram para a queda de 68% de emissão específica de CO2 equivalente por tonelada de produto, desde 2003.
A Companhia registrou, em 2022, redução de 1,3% nas emissões de escopo 1 em comparação com 2021, devido, principalmente, à diminuição do consumo de óleo combustível nos fornos de cal das unidades Puma (PR) e Correia Pinto (SC), com o start-up da planta de gaseificação de biomassa do Projeto Puma II e à utilização de bio-óleo nos fornos de cal de Correia Pinto.
Uso de energia
Uso da água
Toda a operação florestal sob gestão própria da Klabin no Paraná e em Santa Catarina utiliza o manejo hidrossolidário, uma estratégia baseada no equilíbrio entre a produção florestal e a produção de água, integrando as diferentes necessidades do insumo para a produção, as comunidades vizinhas e os processos ecológicos. A Companhia trabalha para que, até 2024, suas florestas localizadas em São Paulo também operem sob essa estratégia.
Gestão de resíduos
A gestão de resíduos é parte prioritária da agenda de sustentabilidade da Klabin. A meta da Companhia, até 2030, é zerar a destinação de resíduos industriais para aterros. Com base no uso inteligente dos recursos naturais, a Klabin utiliza a tecnologia para melhorar a circularidade nos processos, a fim de gerar valor a toda a cadeia.
98,5%
foi o índice de reaproveitamento de resíduos industriais na Klabin em 2022, evolução de 0,4 ponto percentual em relação a 2021.
99,8%
foi a taxa de reaproveitamento de resíduos da Unidade Puma em 2022, resultado impulsionado pelo desempenho da Central de Processamento de Resíduos, instalada desde o início da operação.
Monitoramento de biodiversidade
-
855 espécies de fauna identificadas em 2022, sendo 708 com status de conservação reconhecido pela IUCN.
-
Dessas, 29 são espécies ameaçadas de extinção.
-
1.968 espécies de flora identificadas em 2022, sendo 526 com status de conservação reconhecido pela IUCN.
-
Destas, 39 são espécies ameaçadas de extinção.
Compromisso com o desenvolvimento local
A Klabin mantém, com as comunidades onde atua, uma agenda econômica, social e ambiental que contempla projetos de educação e capacitação para o mercado de trabalho, agricultura familiar, gestão de resíduos sólidos regional, além de um programa de apoio ao planejamento da gestão pública.
Aceitação
Média de 83,6% na pesquisa de aceitação nos municípios onde a Klabin atua. A meta KODS é de 80% em quatro dos seis territórios consultados, para 2030.
Educação e capacitação
Até 2022, 106 alunos se formaram pela Escola Técnica Florestal e Agrícola de Ortigueira, projeto da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná. Dos formados, 41,5% foram contratados pela Klabin.
Gestão de pessoas
Ao fim de 2022, o quadro de colaboradores da Klabin era formado por 18.482 profissionais. A maior parte deles está na faixa etária de 30 a 50 anos; em seguida vêm os profissionais com menos de 30 anos.
Diversidade
A Klabin tem ampliado a representatividade de mulheres em seu quadro funcional desde 2019, quando 15% do total eram profissionais do gênero feminino. Em 2022, as mulheres passaram a constituir 24% do total.
Pesquisa de clima
Com 87% de favorabilidade na Pesquisa de Clima aplicada em 2022, a Klabin entrou para o grupo das 25% das empresas melhor posicionadas no ranking da consultoria Korn Ferry.
Governança corporativa
A Klabin é listada no Nível 2 de Governança Corporativa da B3, subscreve o Código Abrasca de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas desde 2011 e integra a lista global do Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo terceiro ano consecutivo.
-
Units: pacote de ações composto por 1 ação ordinária (ON) e 4 ações preferenciais (PNs) confere maior liquidez ao papel.
-
Direitos econômicos iguais: Tag Along de 100% do valor da ação pago ao controlador, no caso de venda da empresa, e dividendos iguais para ONs e PNs.