P&D e inovação
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Since it began planting eucalyptus forests with market clones in its operations, Klabin has been continuously improving the development of clonal materials. Every two years, the Company releases new clones to be incorporated into its planting program, which has had a significant impact on boosting the productivity of the company's forests. The developed clones show 20% more productivity, when compared to the operational market clones planted previously.
A similar evolution is seen in the plantations of the mountainous region of Santa Catarina, where the company's R&D has had a strong impact on the development of frost-tolerant clones, which now have yields above the national average for eucalyptus. The productivity evolution in this case was 19% since the beginning of the project in 2007. In addition to being more productive, these clones have greater resistance to pests and diseases, as well as higher fiber yields at Klabin's factories.
Currently, Klabin has eight clones protected in Paraná and six in Santa Catarina. Another eight clones, which are in the semi-operational phase, will be registered and protected by the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply soon.
Atuação voltada a novas oportunidades em:
-
Aprimoramento ou criação de processos.
-
Desenvolvimento de produtos.
-
Novas aplicações para os produtos que a empresa fabrica.
-
Desenvolvimento para atender às necessidades do cliente.
-
Contribuição para a economia circular.
Centro de Tecnologia
Com cinco anos completados em 2022, o Centro de Tecnologia Klabin (CTK), em Telêmaco Borba (PR), transformou a dinâmica entre as áreas industriais e a área florestal da Companhia. O CTK dotou a empresa de uma estrutura sólida para replicar processos, simular a fabricação e acelerar o desenvolvimento de produtos.
Desenvolvimento industrial
voltado para a melhoria incremental dos produtos do portfólio da Klabin e o aprimoramento de processos.
Desenvolvimento florestal
direcionado para a adequação das florestas a eventos climáticos extremos e à maior produtividade.
Pesquisas
para adicionar propriedades de barreiras ao papel, sempre orientadas à proteção da saúde e do consumo humano.
Soluções inovadoras que nasceram no CTK
Em 2022, uma parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) resultou no projeto para o desenvolvimento de um revestimento com propriedade antiviral para aplicação em papel kraft, com componentes 100% orgânicos e livre de metais em sua composição. O revestimento é voltado prioritariamente a embalagens de e-commerce e já conta com pesquisas e testes de eficácia para inativar o coronavírus (SARS-CoV2), realizados pelo Bio-Manguinhos/Fiocruz, uma das organizações mais respeitadas do país no desenvolvimento de imunobiológicos. Confira a seguir outras inovações desenvolvidas no Centro de Tecnologia Klabin.
A experiência do cliente na Klabin
Com a inauguração do Centro de Tecnologia de Embalagem (CTE) em 2022, a Klabin fortalece a experiência de imersão do cliente na sua cultura de inovação e aprimora os processos de cocriação de produtos. Com a proposta de ser um centro de experiências, a nova estrutura fica localizada na Unidade Jundiaí Tijuco Preto, no interior de São Paulo.
O CTE agrega uma carteira de projetos, desenvolvidos em parceria com clientes de vários setores, para responder a diversos desafios. Entre eles estão a criação de embalagens para transporte e proteção de móveis, agregando nova funcionalidade para reutilização, a produção do saco de papel sack kraft modelo laundry bag para acondicionamento de vestuário de uniformes em operação fabril, e o desenvolvimento de um novo conceito de embalagem para tintas e adequação do processo produtivo.
Este último já está sendo produzido pela Klabin na Unidade Suzano (SP). A embalagem, feita de papelão ondulado, destinada à linha de vernizes à base de água da Suvinil, substitui a embalagem de lata. O produto fica acondicionado em um saco plástico, produzido 100% com material virgem e envolto em uma caixa de papelão. Fácil de manusear, 100% reciclável, com um impacto ambiental menor que o dos galões metálicos, o produto emite menos CO2, e atende à demanda do cliente por uma embalagem mais prática e sustentável que a anterior.