RS ToolBar - Versão certa

Menu de Navegação

Plataforma de investimento social 

A plataforma de investimento social da Klabin direciona a implementação e o apoio a programas sociais a quatro pilares: desenvolvimento local, cidadania, educação ambiental e cultura. A seguir, são destacadas as principais iniciativas de 2022. 

Apoio à gestão pública 

Com o Programa de Apoio à Gestão Pública, a Klabin trabalha para que os municípios prioritários (veja critérios adiante) para a atuação da empresa alcancem avanços significativos a partir de capacitações e consultorias para aprimorarem seus planejamentos e a aplicação dos recursos públicos (como a destinação de recursos provenientes de impostos pagos pelas empresas). O intuito da iniciativa é fomentar a gestão pública participativa, em busca do desenvolvimento regional. 

O programa está presente em 15 municípios: Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Sapopema, Tibagi, Reserva, Curiúva, Paranaguá, Rio Negro, Ventania (no Paraná), Otacílio Costa, Correia Pinto, Lages (em Santa Catarina), além de Angatuba (em São Paulo) e Goiana (em Pernambuco). 

Em 2022, como parte do programa, a Klabin dispnibilizou consultoria especializada para elaborar os Planos Plurianuais (PPAs) das novas gestões municipais em 14 cidades. Juntos, eles somam 2.140 ações.

Municípios prioritários

Até 2030, a Klabin tem a meta de atingir 100% dos municípios prioritários em ações de fortalecimento da gestão pública. Os critérios considerados para a priorização dos municípios são os seguintes: ter operações de grande ou médio porte da Klabin, ter alta/média dependência econômica da Companhia ou ter índices de desenvolvimento baixos em comparação com outros municípios ou PIB abaixo do Ebitda da Companhia. Em 2022, 76% dos municípios prioritários foram contemplados com iniciativas de apoio à gestão pública. 

Índice de Progresso Social   

Em 2022, foi lançado o Índice de Progresso Social (IPS) para 12 municípios da região serrana de Santa Catarina, incluindo Lages, Correia Pinto, Otacílio Costa e nove municípios do entorno (Painel, Urupema, Rio Rufino, Palmeira, Ponte Alta do Norte, Bocaina do Sul, Ponte Alta, São Cristóvão do Sul e Bom Retiro). O trabalho é uma parceria da Klabin com a Fundación Avina, organização presente em 20 países que promove a geração de mudanças em grande escala para o desenvolvimento sustentável na América Latina.   

O IPS tem o diferencial de medir apenas resultados sociais e ambientais com impacto direto na vida da população, considerando três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos de Bem-estar e Oportunidades.

Para o IPS dos municípios da região serrana de Santa Catarina, foram utilizados dados oficiais de fontes públicas somados a uma pesquisa de percepção realizada com 1.500 pessoas em 12 municípios da região no mês de dezembro de 2020. Os resultados mostram que o IPS médio das cidades do território foi de 64,20 em 2021. Isso significa que, em média, a região já ultrapassou a metade do caminho para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável medidos pelo índice.  

A Klabin já realizou o IPS para 12 municípios do estado do Paraná, em 2021. E no município de Goiana, em Pernambuco, em 2019.  

Fóruns de Desenvolvimento Local 

Desde 2018, a Klabin participa e apoia os Fóruns de Desenvolvimento Local “Angatuba em Movimento”, de Angatuba (SP), e “Goiana em Ação”, de Goiana (PE), compostos de diversos representantes da sociedade civil, governos e empresas desses territórios. A ação está ligada ao KODS de apoio à gestão pública participativa, reforçando a importância da participação comunitária no aprimoramento da democracia para a criação e gestão das políticas públicas locais. 

No ciclo de 2022, foram realizados oito encontros em cada um dos municípios. No ciclo de 2023, um diferencial tem sido a apresentação e o detalhamento conceitual das receitas orçamentárias dos dois municípios. A partir das reuniões, os integrantes entenderam o funcionamento da lógica orçamentária, reforçando iniciativas de sugestões e propostas ao Poder Público local. 

Programa Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis 

O programa incentiva a agricultura familiar, a permanência no campo, o desenvolvimento sustentável da cadeia de produção e consumo e o empreendedorismo entre agricultores do Paraná e de Santa Catarina. É uma iniciativa da Klabin, desenvolvida em parceria com o Sebrae e a ONG Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Em 2022, destacaram-se o apoio ao avanço na regularização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Produtos de Origem Animal nos municípios de Tibagi, Ventania, Imbaú e Telêmaco Borba, o suporte aos municípios para melhor atendimento ao edital do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e a expansão para as cidades catarinenses de Palmeira e Ponte Alta.

Outros pontos importantes do programa são o planejamento estratégico da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte do Paraná (formada por cinco cooperativas), a continuidade da destinação de hortifrútis para diferentes mercados, entre os quais a Feira do Bem, da Prefeitura de Telêmaco Borba, que possibilita a troca de resíduos recicláveis por hortaliças, e a aquisição de alimentos para a alimentação dos colaboradores nos restaurantes da Companhia e para a alimentação dos animais sob cuidados do PEK - Parque Ecológico Klabin.

blocks / prosperidade - investimento social - matas sociais

+ de 1.000

propriedades atendidas desde o início do programa, em 2015.

318 mil

mudas nativas doadas.

R$ 4,9 milhões

em vendas promovidas por produtores dos municípios paranaenses de Reserva, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Cândido de Abreu, São Jerônimo da Serra, Sapopema e Telêmaco Borba graças ao apoio ao planejamento do plantio e ao manejo de hortaliças e frutas.

5 cooperativas,

com 1.000 famílias associadas de 40 municípios, apoiadas pelo programa por meio da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte do Paraná.

Klabin Semeando Educação 

O programa atua na formação continuada de professores de educação básica em língua portuguesa e matemática e também apoia o fortalecimento da gestão escolar, beneficiando a rede pública municipal. Seu objetivo principal é a melhoria dos resultados de índices oficiais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Klabin Semeando Educação é realizado em 13 municípios de atuação da Klabin no Paraná, em cinco municípios em Santa Catarina, dois em São Paulo e um em Pernambuco. 

Cinco dessas cidades já registraram aumento do Ideb: Imbaú e Sapopema (no Paraná), Correia Pinto e Lages (em Santa Catarina) e Goiana (em Pernambuco). Em 2022, o programa foi estendido para os municípios de Itararé (em São Paulo), Congonhinhas (no Paraná), Palmeira e Ponte Alta (em Santa Catarina).

blocks / prosperidade - investimento social - semeando educação

291

escolas do Ensino Fundamental I atendidas.

1.807

profissionais de educação capacitados em português e matemática.

22 mil

alunos de Ensino Fundamental I beneficiados.

O Programa Klabin Semeando Educação foi muito importante para a melhoria da educação aqui. Estamos muito felizes com o resultado dessa parceria e temos certeza de que o desenvolvimento educacional do município vai melhorar cada vez mais.

 Fátima Rodrigues de Almeida, 

secretária de Educação de Sapopema (PR), município que registrou evolução no Ideb: 6,4 em 2022 contra 5,9 em 2019.

Escola Técnica de Operações e Mecânica de Máquinas Florestais 

A Escola Técnica Florestal e Agrícola de Ortigueira, projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná e com a prefeitura de Ortigueira, é a única escola técnica de mecânica e operações de máquinas florestais da América Latina. Realizou, em dezembro de 2022, no Centro Cultural Queimadas, sua terceira formatura. 

Inaugurada em 2020 com o objetivo de tornar-se referência em formação de operadores e mecânicos florestais, a escola, até agora, já formou 106 alunos, dos quais 44 (41,5%) foram contratados pela Klabin, reforçando o compromisso da empresa em promover a educação e as oportunidades no mercado de trabalho nas regiões em que atua. A escola tem capacidade para 800 estudantes e dispõe de internato exclusivo para alunos que ingressam nos cursos de período integral.

A instituição é a única escola técnica de mecânica e operações de máquinas florestais da América Latina.
 

Programa Klabin Caiubi 

O programa é voltado à capacitação de professores para disseminar conceitos de meio ambiente e sustentabilidade e contribuir na formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o planeta. A iniciativa conta com o apoio das administrações municipais nas cidades onde é realizada, das instituições e dos profissionais parceiros. 

Desde 2001, a Klabin promove o programa no Paraná. Em 2007, foi ampliado para Santa Catarina e, desde 2019, é realizado em Feira de Santana (BA). Mesmo diante da pandemia, em 2021, o programa foi realizado virtualmente e expandido para a cidade de São Leopoldo (RS) e, em 2022, para os municípios de Angatuba e Jundiaí (SP). 

Segunda edição do Programa realizada em 2022 em São Leopoldo (RS). Foto: Andrea Graiz.

Ao longo dos mais de 20 anos de existência do programa, 6.527 educadores foram capacitados, 499.514 estudantes beneficiados e 1.804 escolas atendidas. 

Programa de Resíduos Sólidos 

O propósito do programa é melhorar a gestão de resíduos sólidos, a educação ambiental nas comunidades e as condições de trabalho e renda dos agentes ambientais de reciclagem. É conduzido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi em sete municípios do Paraná, com o apoio do ViraSer, entidade que atua com consultoria técnica especializada na estruturação das cooperativas e na articulação de parcerias entre esses grupos, o poder público e a sociedade.

Em 2022, foi formada a primeira turma de Gestores Públicos Ambientais do programa, com representantes dos sete municípios, ocasião em que foram elaborados os Planos de Ação e definidas as metas para os dois anos seguintes. Ainda em 2022, a Klabin expandiu a iniciativa para Goiana (PE), com avanços no diagnóstico da situação inicial do município, elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva e formação do grupo de agentes de reciclagem “Recicla Goiana”. 

Desde 2021, o Programa de Resíduos Sólidos, que passou por um novo ciclo de atuação e investimento, auxiliou no aumento de 63% da renda média dos agentes de reciclagem. Se analisado o período de 2012 a 2022, o aumento foi de 86%.

Revelar texto / prosperidade - investimento social

Incentivo ao esporte

O projeto Superação Atletismo, promovido em Reserva (PR) com o apoio da Klabin, levou atletas a dez competições, que renderam mais de 100 medalhas em provas esportivas regionais, estaduais e nacionais. O destaque foi João Emanoel Domingues, que conquistou medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros, tornando-se o primeiro atleta do Núcleo Regional de Telêmaco Borba a se sagrar campeão brasileiro escolar. 

A paranaense Ariely Miranda também conquistou medalha de ouro na categoria infantil do 41º Torneio Nacional de Ginástica Artística. Ela é aluna do Centro de Treinamento de Ginástica Artística de Telêmaco Borba, que a Klabin apoia há mais de dez anos, e conta com a participação de mais de 100 crianças. 

Projeto Superação Atletismo, realizado em Reserva, no Paraná. Foto: Rafael Chui.

cards rodapé / menu prosperidade

Puma

Economia Sustentável

link
foto

Destaques ASG

link
Inovação

P&D

link