Gestão e engajamento
Gestão de pessoas
O aprendizado contínuo dos colaboradores ao longo da carreira, o estímulo à inovação, o foco em eficiência e produtividade, a promoção da diversidade e da inclusão e a cultura de valorização da vida, em um ambiente seguro e saudável, são aspectos fundamentais para o crescimento da Klabin.
A gestão de pessoas na empresa é voltada a iniciativas que integram cinco temas materiais da Agenda Klabin 2030: gestão e engajamento de profissionais, cultura organizacional, diversidade, desenvolvimento do capital humano, saúde e segurança ocupacional.
Quem são os colaboradores da Klabin
Ao fim de 2022, o quadro de colaboradores da Klabin era formado por 18.482 profissionais. A maior parte deles está na faixa etária de 30 a 50 anos; em seguida vêm os profissionais com menos de 30 anos.
A Companhia tem ampliado a representatividade de mulheres em seu quadro funcional desde 2019, quando 15% do total eram profissionais do gênero feminino. Em 2022, as mulheres passaram a constituir 24% do total. O percentual de pessoas negras, 35,39% em 2022, também vem aumentando nos últimos anos, reflexo de ações de sensibilização em todos os níveis e unidades operacionais. Em 2021, esse índice foi 32,99% e, em 2020, 30,58%. O índice de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores manteve-se estável em 2020 e 2021 (2,67% e 2,66%, respectivamente), com ligeiro acréscimo em 2022, quando chegou a 2,82%.
Gênero, relações intergeracionais e raça são alguns dos aspectos de diversidade considerados na gestão de pessoas pela Klabin, para os quais mantém grupos de afinidade ativos, além de outras iniciativas em direção ao alcance das metas KODS.
* Os números de colaboradores consideram os estagiários, os aprendizes e os demais colaboradores em regime CLT, bem como os diretores estatutários.
**A Klabin considera a definição de raça negra como o somatório de pessoas pretas e pardas, de acordo com metodologia adotada pelo IBGE. Os cargos de gestão estão agrupados nos níveis de Direção, Gerência e Coordenação. A informação étnico-racial é feita por meio de autodeclaração do colaborador.
Gestão e engajamento
A proposta de valor da Klabin para esse tema material é manter líderes comprometidos com a continuidade da orientação estratégica e dos valores da Companhia. Considerando que a rotatividade gera mudanças no capital humano e intelectual de uma organização e pode ter efeitos sobre a produtividade, as taxas de rotatividade são importantes indicadores para avaliar o clima organizacional e a atração de colaboradores diversos e qualificados, podendo orientar as práticas da Klabin de recrutamento e de retenção de pessoas.
Em 2022, a taxa de rotatividade voluntária na Klabin foi de 2,53%, ante 2,16% em 2021. A taxa acumulada, que considera a rotatividade voluntária e a não voluntária, foi de 19,56% em 2022 e de 17,81% em 2021.
Cultura organizacional
Em seu modelo de cultura organizacional, a Klabin procura conciliar a valorização e o cuidado com as pessoas com o crescimento econômico e níveis elevados de produtividade e satisfação no trabalho.
Uma das principais ferramentas para medir a efetividade de suas práticas de gestão de pessoas é a Pesquisa de Clima, realizada a cada dois anos. Na edição de 2022, os resultados revelaram sólida evolução cultural, capaz de sustentar o negócio e o crescimento da Companhia. Da mesma forma, apresentaram pontos que ainda desafiam a empresa e para os quais o olhar da gestão deverá ser sempre apurado. Veja na tabela a seguir.
Com 87% de favorabilidade na Pesquisa de Clima aplicada em 2022, a Klabin entrou para o grupo das 25% das empresas melhor posicionadas no ranking da consultoria Korn Ferry.
Principais achados |
O que isso mostra |
|
---|---|---|
Fortalezas consolidadas |
Foco no cliente, Bem-estar e respeito, Engajamento |
Colaboradores engajados e ambiente de trabalho respeitoso e saudável. É necessário manter. |
Novo destaque |
Clareza e alinhamento |
Apresenta relação direta com o papel bem-sucedido do líder na comunicação das diretrizes da empresa às suas equipes. |
Desafios |
|
Tema historicamente sensível para as empresas. Embora a Klabin tenha obtido nota acima da média de mercado geral e evolução no indicador em relação ao ciclo anterior, há oportunidade de melhoria na comunicação sobre os critérios de aplicação da meritocracia na empresa, na busca por um ambiente mais meritocrático e humanizado. Evolução significativa, porém, ainda com oportunidades de melhoria. O tema é muito relevante na Companhia, com metas para todos os diretores atreladas à remuneração variável. |
Novo desafio |
Colaboração |
O ponto de atenção está na oportunidade de melhorar a colaboração entre os negócios da Klabin. |
Desafios e prioridades
O ritmo de crescimento da Klabin traz, a curto prazo, a expectativa de maior eficiência operacional. Nesse contexto, os desafios para a gestão de pessoas são muitos e vão desde ampliar o entendimento da estratégia e do papel de cada colaborador na Companhia até o reforço do comportamento seguro para evitar acidentes de trabalho, passando ainda pela responsabilidade de cuidar e de formar a linha de sucessão da empresa. Dessa forma, cultura, segurança, sucessão e eficiência operacional são as quatro prioridades da gestão de pessoas em 2023.