Como são gerenciados os riscos
Como são gerenciados os riscos
Para o cumprimento de sua proposta de valor para a gestão de riscos, um dos objetivos da Agenda Klabin 2030, a Companhia é constantemente desafiada a manter seu time comprometido para agir de maneira responsiva e participativa nos processos que envolvem o gerenciamento dos riscos. Em 2022, foram desenvolvidas várias iniciativas ao avanço da cultura de riscos, dentre as quais se destacam estas:
gestores e coordenadores participaram do workshop de gestão de riscos.
colaboradores finalizaram o treinamento de gestão de riscos no Portal ENK.
Como são gerenciados os riscos
A Política de Gestão de Riscos da Klabin tem como princípio o alinhamento dos objetivos estratégicos da Companhia a uma estrutura referenciada às melhores práticas do mercado.
A estrutura de governança atribui responsabilidades na gestão de riscos para as seguintes instâncias: Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas, Diretoria, Comissão de Riscos, Gerência de Riscos e Controles Internos, Áreas de Negócios.
Segundo metodologia interna, os riscos da Klabin são classificados em estratégicos, financeiros, operacionais, regulatórios e legais e socioambientais. Os riscos são avaliados conforme seu nível de criticidade, definido com base em dois aspectos: impacto e vulnerabilidade. Os níveis de cada risco são estabelecidos segundo critérios pré-definidos, padronizados e validados internamente. As tratativas poderão ser: reduzir, transferir e/ou compartilhar, reter ou aceitar.
As etapas descritas à frente são seguidas com o objetivo de que os principais riscos inerentes às atividades da Klabin possam ser identificados, avaliados, tratados, monitorados e comunicados, tanto no âmbito estratégico quanto no operacional.
As principais práticas de controles internos da Klabin envolvem a estrutura de procedimentos, políticas formais, aprovação de alçadas, avaliações de auditorias, mapeamento de processos das áreas, avaliações de integridade, inclusive análise de segurança cibernética.
Em 2022, foram formalizados procedimentos para a gestão de documentos legais, como licenças e alvarás. Essa frente de ação busca melhoria contínua no processo de gestão e mitigação de impactos relacionados à conformidade legal.
Também foi concluída parte importante de um projeto que inclui o mapeamento dos processos, a identificação e o treinamento dos responsáveis pelos processos em cada área. O projeto, iniciado em 2020, busca aprimorar os conhecimentos sobre controles internos na Companhia, conferindo mais agilidade à atualização do sistema toda vez que houver necessidade de alterar um processo.
60
processos mapeados.
750
controles identificados.
250
usuários treinados.
A Política de Privacidade e Proteção de Dados da Klabin estabelece as atribuições das diversas áreas envolvidas e regramentos aplicáveis à proteção, ao tratamento e ao eventual compartilhamento de dados. Com base nessa política, foram elaborados materiais para utilização em treinamentos e ações de conscientização, também disponibilizada nos portais da Klabin, pelo link Política de Privacidade | Klabin.
No atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os principais desafios na implementação de projetos são o mapeamento e a manutenção do fluxo dos dados pessoais que circulam na Companhia; o treinamento e a conscientização dos colaboradores e áreas que lidam com dados pessoais; o envolvimento de toda a cadeia de suprimentos e o atendimento ao prazo para retorno de eventuais solicitações dos titulares dos dados.