Conscientização e inclusão digital
Conscientização e inclusão digital
A proposta de valor da Klabin para a segurança cibernética é buscar capacidades tecnológicas fortalecidas para proteger tanto os seus ativos e indivíduos como as instituições com que se relaciona, considerando os constantes riscos inerentes aos avanços da cultura digital.
A Política de Segurança Cibernética traz diretrizes para os colaboradores sobre a postura, as boas práticas e as atribuições necessárias para mitigar riscos no ambiente da Klabin contra ataques cibernéticos. Todo o seu conteúdo foi desenvolvido com base no framework das normas ISO 27001 e IEC 62443.
Conscientização e inclusão digital
Para assegurar que os colaboradores diretos e indiretos estejam atualizados em relação à linguagem digital a fim de atuarem conscientemente e proativamente no tema de segurança cibernética, foi desenvolvido um plano de conscientização, com ações de treinamento na Escola de Negócios Klabin, palestras e workshops, vídeos de segurança e podcast interno sobre o tema, entre outras iniciativas. A meta KODS associada ao tema é ter 100% de colaboradores diretos e indiretos incluídos na linguagem digital.
A Minha Klabin, a intranet da empresa, é um dos canais com grande contribuição para as iniciativas de divulgação da Política de Segurança Cibernética. O portal passou por uma atualização tecnológica com o objetivo de ampliar o alcance e o acesso a todos os públicos internos. A atualização também permitiu o acesso de ex-colaboradores a conteúdos específicos, como questões de previdência, por exemplo, agilizando a comunicação deste público com a empresa.
dos colaboradores próprios estão ativos na plataforma Minha Klabin.
dos colaboradores diretos e 33% dos colaboradores indiretos foram treinados sobre Segurança Cibernética e linguagem digital.
mais de
terceiros foram impactados pela exibição do vídeo sobre segurança cibernética.
Partindo da necessidade de automatizar alguns processos na Klabin, também foi aprimorada a segurança da informação na Companhia. Exemplo de iniciativa nessa frente foi a aplicação de uma solução tecnológica de gestão de identidades, ferramenta que organiza e administra as relações entre pessoas e ativos de informação da Klabin durante todo o ciclo de relacionamento do colaborador com a empresa.
Além de conferir agilidade ao processo, isso aumenta a segurança por meio de acessos exclusivamente autorizados, desde o momento em que o colaborador é contratado, quando a área de negócios solicita seu acesso, passando pelas alterações de cargo até seu desligamento, quando o acesso é revogado.
Em relação à gestão de informações gerenciais, alinhada a uma atualização promovida no sistema SAP para torná-lo mais aderente à evolução da própria Klabin, foi feita a reestruturação dos centros de custos da Unidade Florestal, com o principal objetivo de simplificar processos.