P&D+I
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Trabalhar no presente para construir o futuro. Com essa visão, a atuação da frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação se conecta diretamente com a estratégia de crescimento e com o olhar sustentável da Klabin, contribuindo para a competitividade da Companhia.
Seja no incremento da produtividade das florestas, seja no aprimoramento dos processos industriais, seja no desenvolvimento de produtos de usos múltiplos que sejam renováveis, recicláveis e biodegradáveis, seja na gestão dos impactos na cadeia de valor, os investimentos em P&D+I, que somaram R$ 63,9 milhões em 2022, têm-se mostrando fundamentais.
A gestão dos impactos de sua atuação desafia a Klabin e sua área de P&D+I continuamente a olharem para a geração de valor na cadeia da economia circular.
Atuação voltada a novas oportunidades em:
-
Aprimoramento ou criação de processos.
-
Desenvolvimento de produtos.
-
Novas aplicações para os produtos que a empresa fabrica.
-
Desenvolvimento para atender às necessidades do cliente.
-
Contribuição para a economia circular.
Centro de Tecnologia
Com cinco anos completados em 2022, o Centro de Tecnologia Klabin (CTK), em Telêmaco Borba (PR), transformou a dinâmica entre as áreas industriais e a área florestal da Companhia. O CTK dotou a empresa de uma estrutura sólida para replicar processos, simular a fabricação e acelerar o desenvolvimento de produtos.
Desenvolvimento industrial
voltado para a melhoria incremental dos produtos do portfólio da Klabin e o aprimoramento de processos.
Desenvolvimento florestal
direcionado para a adequação das florestas a eventos climáticos extremos e à maior produtividade.
Pesquisas
para adicionar propriedades de barreiras ao papel, sempre orientadas à proteção da saúde e do consumo humano.
Soluções inovadoras que nasceram no CTK
Em 2022, uma parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) resultou no projeto para o desenvolvimento de um revestimento com propriedade antiviral para aplicação em papel kraft, com componentes 100% orgânicos e livre de metais em sua composição. O revestimento é voltado prioritariamente a embalagens de e-commerce e já conta com pesquisas e testes de eficácia para inativar o coronavírus (SARS-CoV2), realizados pelo Bio-Manguinhos/Fiocruz, uma das organizações mais respeitadas do país no desenvolvimento de imunobiológicos. Confira a seguir outras inovações desenvolvidas no Centro de Tecnologia Klabin.
A experiência do cliente na Klabin
Com a inauguração do Centro de Tecnologia de Embalagem (CTE) em 2022, a Klabin fortalece a experiência de imersão do cliente na sua cultura de inovação e aprimora os processos de cocriação de produtos. Com a proposta de ser um centro de experiências, a nova estrutura fica localizada na Unidade Jundiaí Tijuco Preto, no interior de São Paulo.
O CTE agrega uma carteira de projetos, desenvolvidos em parceria com clientes de vários setores, para responder a diversos desafios. Entre eles estão a criação de embalagens para transporte e proteção de móveis, agregando nova funcionalidade para reutilização, a produção do saco de papel sack kraft modelo laundry bag para acondicionamento de vestuário de uniformes em operação fabril, e o desenvolvimento de um novo conceito de embalagem para tintas e adequação do processo produtivo.
Este último já está sendo produzido pela Klabin na Unidade Suzano (SP). A embalagem, feita de papelão ondulado, destinada à linha de vernizes à base de água da Suvinil, substitui a embalagem de lata. O produto fica acondicionado em um saco plástico, produzido 100% com material virgem e envolto em uma caixa de papelão. Fácil de manusear, 100% reciclável, com um impacto ambiental menor que o dos galões metálicos, o produto emite menos CO2, e atende à demanda do cliente por uma embalagem mais prática e sustentável que a anterior.