O KBT em números
O KBT em números
O projeto de expansão Puma II imprimiu desafios para a logística da Klabin: comportar o volume de um produto novo no mercado, o Eukaliner®; preparar-se para a chegada de mais uma máquina (a MP28, cuja operação começa no segundo trimestre de 2023), e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência dos processos, ofertando melhor nível de serviço aos clientes.
A solução encontrada foi direcionar esforços para dois importantes investimentos: o Terminal de Contêineres da Klabin (KBT) e o Terminal Portuário de Paranaguá (PAR01).
O Terminal de Contêineres tem a responsabilidade de centralizar o escoamento de celulose e papel produzidos nas unidades Puma e Monte Alegre até o Porto de Paranaguá, agilizando o processo de exportação em contêineres.
A estrutura, em operação desde o fim de 2021, coincidindo com o início de operação da MP27, é resultado de um investimento de R$ 300 milhões. Sua operação é viabilizada por meio de parceria da Klabin com o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e com a Brado Logística. Trata-se de um terminal multimodal, com ênfase em ferrovia, inteiramente equipado com tecnologias de ponta, a exemplo dos quatro pórticos elétricos (máquinas de elevação), cujo sistema de automação regula as manobras do operador, proporcionando mais segurança para os colaboradores.
O KBT em números
Terminal multimodal, equipado com tecnologia de ponta. Foto: Farol Drones.
metros quadrados de área (equivalente a 25 campos de futebol).
contêineres movimentados no primeiro ano de atividade*.
de elevação do transporte de cargas por ferrovia no Paraná.
Capacidade de armazenamento de
contêineres e 125 mil toneladas de papel e celulose.
3 linhas férreas internas com
de extensão.
Redução das emissões de
Resultante da substtituição de caminhões por trens*.
*Dados de setembro de 2021 a setembro de 2022.
O Terminal Portuário de Paranaguá (PR) começou a operar em dezembro de 2022 como uma peça-chave da logística de exportação da Klabin. Totalmente conectado à unidade de Ortigueira por linha férrea, o terminal permite mais agilidade no processo de desembarque das cargas em Paranaguá. Antes, os produtos da Klabin eram levados primeiro até o KM5, armazém externo que fica a 5 km do porto, para depois serem transportados de caminhão até o costado do navio. Agora, com o armazém na zona primária, as cargas são armazenadas dentro do porto, perto do costado do navio.
Os números de Paranaguá
de validade da licitação (contados a partir de 2019), com possibilidade de expansão para mais 45 anos.
Capacidade de carregar
toneladas em 24 horas.
Previsão
de toneladas de celulose e papel movimentadas por ano no Terminal Portuário de Paranaguá.
Até
viagens de caminhão evitadas em dias de embarque por breakbulk (carga solta) graças à conexão direta da linha férrea de Ortigueira ao novo terminal.
de redução em custos de operação.
colaboradores responsáveis pela operação do terminal.
As veias da logística
Para implementar a integração eficiente entre as fábricas e os terminais, a Klabin investiu na construção de uma trincheira entre as cidades de Telêmaco Borba e Ortigueira (PR) e de mais 10 km de linha férrea para permitir a ligação direta entre o KBT e o Porto de Paranaguá. Em complemento às obras da ferrovia e do terminal, com o objetivo de aumentar a segurança dos trabalhadores do porto e, após um processo participativo de consulta às partes interessadas, foi construída uma passarela para pedestres na avenida portuária de Paranaguá (PR).
Para entender melhor
Terminal de Contêineres da Klabin, localizado ao lado da Unidade Puma, em Ortigueira. Centraliza os volumes de exportação das unidades Puma e Monte Alegre, que são transportadas até o Porto de Paranaguá.
Terminal de Contêineres de Paranaguá, localizado no Porto de Paranaguá, administrado pela empresa TCP.
Terminal Portuário da Klabin, localizado no cais comercial do Porto de Paranaguá. Permite que o descarregamento de celulose e papel das unidades Puma e Monte Alegre seja feito dentro do Porto de Paranaguá e que o embarque no navio seja feito por breakbulk (carga solta).